Notícias

Emoção, espiritualidade e encontro: retiro do Vill’agindo fortalece vínculos e fé

Fiel à proposta de valorizar a relação do ser humano com o sagrado e apresentar Jesus Cristo como fonte de esperança e amor!

A obra social Vill’agindo, instituição de inspiração católica, acolhe diariamente crianças, adolescentes e famílias de diferentes tradições religiosas. De acordo com a última Pesquisa de Satisfação realizada em novembro, cerca de 60% dos atendidos se declaram evangélicos, o que reforça a pluralidade e a harmonia vivida no território. O mais bonito desse encontro é perceber o respeito mútuo e a convivência pacífica entre participantes de diferentes expressões cristãs e espirituais.

Fiel à proposta de valorizar a relação do ser humano com o sagrado e apresentar Jesus Cristo como fonte de esperança e amor, o Vill’agindo promove, diariamente, momentos de acolhida. Neles, atendidos, colaboradores e educadores são convidados a refletir, rezar ou orar antes do início das atividades — para muitos, esse é o único contato cotidiano com a espiritualidade, e se torna um instante de escuta, serenidade e conexão.

Uma vez por ano, esse cuidado se intensifica no Retiro Espiritual, realizado com grupos divididos por faixa etária e conduzido com dinâmicas sensíveis e interativas, sempre com o objetivo de favorecer uma experiência profunda de encontro consigo, com o outro e com Deus.

Neste ano, o retiro ganhou um toque especial ao ser realizado fora das dependências da obra. As crianças e adolescentes caminharam até a Comunidade Sagrada Família, localizada na Rua Corinto Barbosa, que acolheu o grupo com entusiasmo. A coordenadora da comunidade, Taynan Costa Freitas, expressou a alegria em receber “as crianças da Pastoral”, como a obra é carinhosamente chamada no território, e reforçou o desejo de que momentos como esse aconteçam mais vezes.

Nos dias 25 e 27 de novembro, educadores e coordenação conduziram a programação com o tema “Falando com Deus, conectado com o céu”, propondo aos participantes a simbólica ideia de “ligar o Wi-Fi espiritual” e se abrir a novas experiências. O retiro foi marcado por momentos de introspecção, amizade, movimento corporal, troca de saberes, vivências cristãs e humanas, e muita partilha.

A mensagem central ecoou com força: Deus quer ser nosso amigo e está sempre conosco. Cada criança e adolescente é, para Ele, uma preciosidade.

Ao final, quem desejou pôde compartilhar seus sentimentos sobre a vivência. Muitos relataram que o retiro foi especial, significativo e fortalecedor da fé.

E, para fechar com chave de ouro, em meio ao forte calor dos últimos dias, veio a sugestão bem-humorada da coordenadora Taynan: um banho de mangueira para celebrar a alegria de ser criança. Entre sorrisos, diversão e água fresca, o retiro terminou com leveza — do jeito que a espiritualidade deve ser sentida: com o coração aberto e feliz.

Retiro do Vill’agindo fortalece vínculos e fé - Turma da manhã (20 Fotos)

Retiro do Vill’agindo fortalece vínculos e fé - Turma da tarde (27 Fotos)